top of page

Amostragens de primavera finalizadas

Durante todo mês de maio, tivemos a oportunidade de realizar as primeiras amostragens de primavera em 40 parcelas distribuídas na paisagem da Herdade da Coitadinha (HC), em Barrancos, Portugal. Estas parcelas foram selecionadas para compor uma zona experimental de restauro, composta por 8 tratamentos, cada um sendo replicado 5 vezes, de acordo com os seguintes critérios: i) locais com alto e baixo potencial de regeneração natural (com base na Radiação Solar Potencial (PSR); ii) locais com baixa e alta densidade de árvores; iii) locais sem pastoreio, e com alta intensidade de pastoreio.


Desta vez realizamos: i) amostragem de vegetação herbácea e arbustiva para determinar abundância e diversidade de plantas, utilizando o método do "point and line-intercept", com a recolha de dados em 3 transectos de 20 metros por parcela; ii) amostragem de insetos polinizadores pelo método de um transecto de 100m por parcela, para determinar abundância e diversidade dos mesmos; iii) amostragem de aves pelo método do ponto de escuta (point-counts), para também determinar abundância e diversidade de aves; iv) recolha de biomassa de hebáceas em quadrados de 0.3x0x3m; v) amostragem da regeneração natural de quercíneas, através da contagem e medição dos indivíduos regenerantes em faixas de 20mx2m; vi) recolha de amostras de solos, para análises de composição e estrutura em parceria com o IPB (Instituto Politécnico de Bragança) e também para análise genética dos decompositores presentes; vii) decomposição do litter, (camada superficial de matéria orgânica) utilizando o método do Tea Bag Index. Esta técnica utiliza saquinhos de chá enterrados no solo que são recuperados após aproximadamente 5 meses para análise. Além disso, demos início a aplicação de questionários aos turistas, a fim de avaliar sua apreciação por paisagens similares àquelas que serão resultantes do ensaio piloto de restauro na Herdade da Coitadinha. Esta iniciativa é parte integrante do projeto de mestrado da estudante de intercâmbio ERASMUS, Magdalena Lesh.


O objetivo principal destas amostragens é avaliar o impacto de medidas de restauro no fornecimento de Serviços de Ecossistema (ES) de Regulação, Aprovisionamento e Culturais, tais como alimentos para o gado, ciclo de vida da floresta, biodiversidade, polinização e dispersão de sementes, ciclagem de nutrientes, sequestro de carbono , percepção social sobre paisagens restauradas entre outros.


Esperamos que os resultados destas amostragens proporcionem informações valiosas para a ciência, bem como conhecimento prático para proprietários rurais e praticantes de restauro ecológico. Acreditamos que estas descobertas contribuirão para a conservação da natureza e para o desenvolvimento de práticas sustentáveis em ambientes rurais.

Amostragens de primavera realizadas pela equipa do Land Under Pressure na Herdade da Coitadinha em Barrancos, Portugal. a) Preparação dos saquinhos de chá a serem colocados em campo; b) amostragem de herbáceas pelo método do point-intercept; c) recolha de amostras solos; d) recolha de biomassa em um quadrado de 0.3mx0.3m

Comments


bottom of page