Em maio a amostragem de vegetação herbácea e arbustiva foi feita usando o método do “point and line- intercept”. Este método consistiu na recolha de dados em 3 trasectos de 20 metros por parcela, em pontos distanciados a 50 cm. Todas as espécies herbáceas presentes em cada ponto do transecto que tocaram uma vareta foram registadas e as que não conseguimos identificar no campo foram recolhidas para identificação no laboratório.
Além disso, realizou-se a amostragem de insetos polinizadores através de um transecto de 100m por parcela. Todos os insetos polinizadores encontrados ao longo do transecto foram registados e os não identificados em campo, recolhidos para identificação em laboratório.
A identificação da vegetação e insetos está a decorrer nos laboratórios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com a ajuda de botânicos e entomólogos com uma larga experiência na identificação de plantas e insetos da fauna e flora portuguesa. Este vai ser um passo determinante para a monitorização dos serviços de ecossistema do montado através da gestão do pastoreio.
Recolha e identificação de insetos e plantas em laboratório e entrada de dados.
Коментарі