O projecto Land Under Pressure tem como objetivo restaurar áreas de montado de forma a promover a produtividade e a prestação de serviços de ecossistema. Uma forma de restaurar o montado é garantir que há regeneração natural das árvores que garanta a continuidade do estrato arbóreo a longo prazo. Atualmente, a regeneração natural no montado tem tido taxas de sucesso muito baixas, devido à pressão do gado ou a secas frequentes que não permitem a sobrevivência das árvores jovens. Por isso, tem havido um interesse crescente na proteção e cuidado destas árvores jovens.
Através do projeto foram instaladas 20 cercas de exclusão de pastoreio em zonas de montado onde estão presentes bovinos, ungulados e suínos de modo a promover a regeneração natural através da diminuição da predação de bolotas e da herbivoria das plântulas. Desta forma pretendem-se criar “ilhas” de regeneração natural de forma a garantir uma continuidade da componente arbórea a longo prazo.
A exclusão de pastoreio que se inicia agora, será monitorizada no decurso do projecto de forma a identificar os impactos que estas cercas têm na regeneração natural da azinheira. Além disso, pretende-se que estas se mantenham no terreno nos próximos anos, reforçando a manutenção da regeneração natural e promovendo a sustentabilidade a longo prazo dos montados de azinho no Parque de Natureza de Noudar (área piloto do Land Under Pressure).
Comments